segunda-feira, 30 de março de 2009

O que dizer sobre casamento?


Nesse fim de semana, um casal de amigos muito queridos se casou. Foi ótimo! Tudo estava maravilhoso! A noiva estava lindíssima, o noivo na maior elegância, os amigos mais queridos estavam reunidos, meu amor fazendo muitas gracinhas e a festa, impecável. Mas o mais importante nem era isso. E eu sei que eles sabem. Eu queria ter escrito para eles algumas coisas sobre o casamento. Ao mesmo tempo que me sinto capaz, me sinto também tão inexperiente que tenho medo de dizer alguma bobeira. E então acabei não escrevendo nada. Mas depois pensei e cheguei à conclusão: mais uma vez, vou falar sobre algo que eu sei, pra não ter perigo de falar bobagens. Pra um casamento funcionar, devem existir muitas coisas, mas, pra mim, as mais importantes são o respeito, o carinho, intimidade, confiança e desejo. Ah! E amor, claro. Esse eu já sei que eles sentem, e muito, um pelo outro. Afinal, foram dez anos de namoro que eu vi crescer, e acompanhei também aquele namorinho de adolescentes virar amor. As outras coisas, pelo que conheço dos dois, também sei que têm. Mas ainda assim vou dizer por que penso que são tão importantes. Depois do amor, que fez com que decidissem querer passar o resto da vida juntos, uma das coisas mais importantes é o respeito. Quando você respeita alguém, respeita não só suas vontades e pensamentos, mas respeita sua individualidade, e isso é essencial para aceitar que aquela pessoa é daquele jeito e pronto. Não vai mudar. E podemos pensar que não queremos que ela mude, mas às vezes nos pegamos tentando faze-lo. Não é estranho? É, mas também é super comum. E quando a gente respeita todo dia, a gente não se surpreende querendo mudar o outro. Outra coisa que precisa ser praticada todo dia é o carinho. Por carinho, quero dizer os beijos, abraços, troca de olhares, encostar no outro, dormir abraçadinho ou de mãos dadas. Quero dizer não sair de casa sem dizer "te amo”, mesmo que seja com um sorriso ou um olhar. Quero dizer fazer o que for fazer pelo outro com o coração aberto, cheio de... carinho! Fazer isso não deixa a rotina “cair na rotina”. Fazer isso mostra pro outro, todo dia, toda hora, o quanto ele é importante pra você. E se existe isso, a intimidade vem naturalmente. E não é só a intimidade do toque. Mas também não quer dizer que um tenha que fazer xixi de porta aberta e o outro solte um belo arroto depois do refrigerante, tá? É a intimidade de poder trocar confidências e saber que não será julgado, ter um ataque de risos do nada ou ainda não ter que explicar o porquê da cara amarrada e saber que o outro entende que não é com ele, é apenas um momento seu. A confiança, como a intimidade, cresce com o tempo. Já vem do relacionamento anterior – o namoro – e continua a crescer todo dia depois do casamento. Não é só confiar em relação à fidelidade. É saber que tem alguém com quem contar, em qualquer situação ou momento, não importa do que precise. E, last but not least, quando falo de desejo, não estou apenas falando do desejo que um sente pelo outro – que, cá entre nós, é também importantíssimo e está diretamente ligado ao carinho e à intimidade – mas do desejo de fazer dar certo. Quando os dois querem mesmo, de verdade, o casamento não tem como dar errado. Porque os dois se respeitam, têm carinho um pelo outro, têm intimidade o suficiente pra tratar de qualquer assunto, confiam no parceiro e no relacionamento. E, além disso, se amam. Então, o que poderia dar errado? Qualquer obstáculo do dia a dia é superado quando se tem tudo isso e, ainda por cima, o desejo de ficar com o outro. A certeza que, ao lado daquela pessoa, a vida é muito mais gostosa. Não tenho autoridade nenhuma pra falar do assunto, eu sei. Mas tudo que falei veio do coração e da (pequena, mas intensa) experiência do meu casamento - que, garanto, é cada dia melhor. Então, meus amigos queridos, desejo a vocês muito respeito, carinho, intimidade, confiança e desejo. Porque tendo tudo isso, não precisa nem desejar felicidade.
.

3 comentários:

Luana Carvalho disse...

profundo... vc é uma esposa muito sabida! rs sorte do seu marido e sorte de nós, amigos, que podemos compartilhar dessa sua visão/sentimento maravilhosos. saudade!!

Quel Fávaro disse...

eu q tenho sorte de ter amigos que acham meus sentimentos maravilhosos! rsrsrs
saudade demais, Lulu!

Júlia e Adriano disse...

Quel?!?!?! 'filha' querida... adoramos seu texto... ficamos emocionados... muitíssimo obrigado por vc e o Yuri terem ido compartilhar com a gente... foi muito importante ver o rostinho de vcs lá... pode ter certeza... bjos pra vcs!!! até mais...