sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ser Furnense é...


Semana passada, recebi o e-mail “o que é ser Belo Horizontino”. Já havia recebido um assim quando morei em Varginha, e é realmente divertido quando a gente lê algo da cidade e se lembra de algum caso ou pelo menos sabe onde fica tal lugar. E, por acaso, nesse mesmo dia, fui pra Furnas – ou seja, tive muito tempo a toa naquelas 5 horas dentro do ônibus – e fiquei pensando como seria bacana um texto desse tipo que falasse sobre Furnas, um lugar tão especial, tão diferente. Então, here we go!

Ser Furnense é:

- Saber que todo mundo pensa que qualquer lugar banhado pelo Lago de Furnas se chama Furnas e ter que falar sempre “ah, sim, mas não é lá que eu moro”.
- Saber como é viver sem pagar contas de água, luz e telefone.
- Lembrar que existia um orelhão amarelo com aparelho de telefone preto, de onde a gente podia discar os três números e falar com qualquer pessoa dentro do acampamento sem pagar nada.
- Saber exatamente o que é “acampamento”.
- Lembrar de quando tinha que discar o 9 e falar com a telefonista pra pedir ligações pra qualquer outra cidade.
- Lembrar como era difícil conseguir essas ligações em dias como Natal e Dia das Mães.
- Saber o que significam siglas como CREF, CRAF, FAF, CTE, LAME.
- Saber o que é uma piscicultura – você provavelmente foi lá em uma visita escolar.
- Ter estudado na Escola Infantil Recanto Feliz e na Escola Estadual de Furnas.
- Saber quem são a Dona Sônia, Maristela, Vânia, Esméria, Carminha, Surama, Tia Enir, Tia Patrícia, Tia Lurdinha, Tia Lucélia, Tia Luciene, Tia Neide, Tia Patrícia...
- Já ter feito Educação Física com a Tia Marli ou a Tia Edma, de short vermelho e blusa da escola.
- Ter feito catequese com a Tia Ica.
- Sair da aula e correr pra casa da Terezinha pra comprar chup-chup - os de leite eram uma sensação!
- Fazer unha com a Maguinha e cortar o cabelo com a Vandete ou com o Mário.
- Lembrar da Loja Azul e Rosa, Kaline e loja da Dona Aurita.
- Lembrar de comprar na Panificadora Fama - pra nós, simplesmente 'padaria' - com a caderneta no nome do nosso pai (uma da capa meio cor de laranja).
- Ter feito aula de natação com o Luiz Carlos.
- Conhecer o doutor Carlos, doutor Jorge e doutora Márcia, ser atendido por eles te chamando pelo nome e perguntando como estão seus pais.
- Ter tratado de dente com o Quinzinho e feito perícia com o Haruo.
- Ter ido muito ao hospital fazer exame de piscina – e nunca sabia se precisava ir de roupa de banho ou não.
- Lembrar de entrar nas casas dos vizinhos pela porta dos fundos, sem precisar bater ou gritar – era simplesmente ir entrando. Mesmo que a pessoa não estivesse.
- Esperar ansiosamente o fim da aula pra brincar de pique esconde, alerta, queimada, reunindo todas as crianças da rua.
- Se você era criança, lembrar de brincar sem preocupações e, se você era pai, saber que realmente não precisava se preocupar com a segurança das crianças que brincavam na rua.
- Ter um aperto no peito quando passa pelo CREF e vê aquele prédio abandonado.
- Ter ido a muitas festas juninas, de 15 anos e festas dos funcionários no FAF.
- Ter ficado preso na gaiola de bambu verde em alguma festa junina e já ter recebido ou mandado “correio elegante” – que era feito em papel de mimiógrafo da escola.
- Rir quando alguém te pergunta se sabe nadar – já que você mora do lado do Quebra Anzol, já nadou muito ‘nas corredeira’ e no pocinho.
- Saber exatamente onde é “as P”, a “cento e vinte”, “os pernilongo” e a vila.
- Saber que o lugar mais frio de Furnas é o comecinho do Tobogã, perto do cinema – e saber o que é o Tobogã.
- Já ter ido a apresentações teatrais, de balé e formaturas no cinema.
- Ter se formado no cinema, com filmagem do Pardini.
- Lembrar da reinauguração do cinema, em 1998, com o filme Twister – completamente lotado, com pessoas sentadas até no chão.
- Lembrar das seções de cinema às quartas e sábados, com entrada a R$ 0,50.
- Entender e compartilhar a animação e ansiedade pelo Baile Hawaí.
- Ir pra rua antes do Baile Hawaí e, depois, ir tomar café na padaria.
- Saber que a rodoviária, na verdade, é uma banca de jornal. E mesmo assim chamar de rodoviária.
- Saber o que é Real Grandeza.
- Já ter pego o ônibus do Moacir pra ir pra Passos, pra estudar no Objetivo, no CIC, Status ou Del Rey.
- Saber onde é o Can Can e a Barra.
- Já ter ido ‘curtir a night’ na Ventania – chamada pelo íntimos de Ventosa.
- Já ter ido pra exposição de Piumhi e pro Carnaval de Capitólio.
- Saber que o Campão lota em dia de Bola e Viola e sempre sair de lá prometendo que não volta mais – e mesmo assim voltar todos os anos.
- Saber onde é a “caixinha” e já ter passado horas por lá só batendo papo – principalmente quando ainda existia aquela árvore linda lá.
- Saber que o supermercado se chama Muradas – e por que se chama assim.
- Já ter feito caminhada no caminho do aeroporto.
- Conhecer as “lendas” e casos de assombração da Casa de Visitas.
- Já ter ido ver o pôr-do-sol no VHF – e saber que muitos vão lá pra outras coisas.
- Lembrar da emoção de conseguir encostar o pé no fundo da piscina do CRAF e morrer de medo, porque diziam que um menino tinha morrido lá porque foi puxado pelo ralinho.
- Ir à feira na terça e comer pastel de queijo e carne na barraca da Dona Marta.
- Lembrar de ir às 19h pro CREF, pra discoteca de criança e saber que, quando às luzes se acendiam às 21h30, era hora de ir pra casa, porque ia começar a discoteca dos adultos (e morrer de vontade de ficar pra saber como era).
- Saber que quem arrasava nas discotecas como DJs eram o Antônio Marcos e o Jacó.
- Já ter ido a um show do Perdidos na Noite ou Mistura de Pele e achar o máximo.
- Saber que a programação de domingo à noite era sair da missa e ir direto para a única lanchonete da cidade - mesmo que não fosse comer nada!
- Saber quem é o Zé das Véia.
- Saber que a lista telefônica de Furnas é tamanho A5 e tem 6 páginas.
- Ser acostumado com as marcas na grama, porque lá todo mundo ‘corta caminho’.
- Lembrar de todas as casas padronizadas, sem muro, estilo vila americana.
- Achar sua casa no Google Earth em menos de 10s.
- Achar linda aquela igrejinha que mais parece uma capela e saber que ela é ‘grande’ o suficiente.
- Saber que os nomes das ruas são os nomes das cidades banhadas pelo Lago.
- Saber que, não importa onde você esteja agora, não existe nenhum lugar igual a Furnas.
.

31 comentários:

Luana de Paula disse...

Oi amiga, amei o que você escreveu... não faltou nada. Que saudade! Bjus.

Unknown disse...

Quel, esqueceu o chupchup de groselha, laranja, creme holandês, da Teresinha depois da aula... Pegava ticket da mãe e deixava "em haver"... kkkk
Ah! E ainda tinha discoteca de criança e de adulto!!!!... rsrsrs...
Saudades de vc amiga!!!! Bjo

Quel Fávaro disse...

Pri IMPOSSIVEL nao colocar isso! ja acrescentei ao texto rsrsrs
bjus

Daniela Alvarenga disse...

oi Raquel.. adorei o texto, vou até copiar pode? Colocar no orkut....Nossa até me emocionei.. lembrei de tudo q passei lá... e foi muito importante na minha vida.. minha mãe tb ficou engasgada e disse q passou um filme na cabeça dela.. afinal ela morou lá 40 anos...
Ah.. só escreveu o nome da Tia EDMA errado...
adorei..
bjos... parabéns!!!!

Gustavo Guerra disse...

Parabéns pelo texto Raquel!!!
Passou um filme na cabeça enquanto lia, é muito bom recordar destes momentos que infelizmente não voltarão, mas nunca serão esquecidos!
Saudade de tudo e de todos!
Bjão

carol disse...

Arrasou, Quel! AMEI o texto. Vou copiar e mandar pra todo mundo de Furnas da minha lista! Com o devido crédito, claro. =) Vou mandar pros meus amigos aqui do Rio também. Furnas é parte de mim, eles vão adorar! Beijão, querida!

carol disse...

Hahaha, li de novo e vi o que você colocou sobre o Perdidos na Noite e o Mistura de Pele! Hahahahaha, sensacional!

Unknown disse...

Parabéns Raquel, o texto ficou mto bom mesmo!!! deu uma saudade... bjão

Igor disse...

show de bola Raquel!!!!!

Cove disse...

Raquel muito bom o texto.
Passou minha infancia e adolecencia na memoria.
Saudades de mais de la
bjos

Leandro Junqueira disse...

CARALHOOOOO!!!!!...to arrepiado até agora, de onde vc conseguiu lembrar de tantos momentos e lugares inesquecíveis.
OBS: me desculpe pelo "CARALHOOOO",mais nao teve como nao falar, saudade de todos voçês..amigos para sempre!!!

Dani Bazaga disse...

quel
q lindo, nossa.. emocionante!
q saudade! legal d+, amei!
parabéns vc colocou tuuudo msm!

Unknown disse...

PS: foi p orkut meeeeeeeeeeesssmo!!!!

Quel Fávaro disse...

=)

tati disse...

lá em Furnas tem uma rua que chama Guapé? kkkkkkkk

Giovani.. disse...

excelente.!!!!! vivi 7 anos em Furnas. nao vivi muitas coisas mencionadas do texto mas lembrei das historias que meus pais contam! mtu bom mesmo!

Unknown disse...

Nossa Quel!!! Nem preciso falar que eu amei e que é claro que vai pro orkut...... só mais algumas coisinhas....

*a pedra branca do craf
*as tardes que passávamos nos pocinhos.. escondidas é claro...
*as festinhas com a dança da Vassoura
*a festa comunitária no faf

...muito bom tudo isso.... Nossa quanta saudade.....
*

Quel Fávaro disse...

si!!!!!!!!!! brincar de "porradinha" na pedra branca do CRAF hauishauishuai mas era td mundo q fazia isso ou so a gte?! hahahaha

Unknown disse...

RAquelllll
mto show esse texto, sem palavras p expressar o q senti qdo o li por completo. Me emocinei mtooooooo,
parece um filme como diz a Dani. Impossível nao se emocionar com tudo isso q vc escreveu. PARABÉNS!!!
bjo Milla

obs..copiei p mim hehe

Unknown disse...

Oi Raquel!!!
Puxa, lendo seu texto passou um filme da minha infância em minha mente, coisas que fazia muito tempo que eu não lembrava.
Lembro de quando eu jogava bete em frente à sua casa junto com minha turma.
Eu morava em frete à escola, e era uma das ruas mais movimentadas de Furnas. Brincavamos de tudo o que você mencionou, além de pé-na-bunda, pé-na-bola, segue-rei, etc... Hoje moro em Campinas e meus pais moram em Passos.
Foi muito bom relembrar de tudo isto lendo seu texto e saber que tem mais gente que guarda estas lembranças tão boas daquela epoca.
Parabéns pelo texto, ficou ótimo!!!Abraços a todos os furnenses.
Charles

DENISE disse...

Ola Raquel,,fiquei emocionada com seu texto..DEMAIS!!Mas vejo q vc é nova..eu ja tenho 47 anos,,e teria muito mais a dizer ...claro q cada um teve a sua época.Mas notei q tem nomes ali q era da mesma epoca q vivi em FURNAS..Puxa vc deveria receber um premio..rsrs NOSSA QUE SAUDADES DE FURNAS...Nossa infancia ali nao se compara,acho q nao existe lugar mágico como FURNAS!! Beijao procê e PARABENS PELO LINDO TEXTO!! DENISE

Unknown disse...

oi raquel muito bom sua mensagemre vivi os meus melhores momentos na criaçao de meus filhos na liberdade de ir e vir na oportunidade de trabalho de meu esposo que esta aposentando por merito tem 15 anos que sai de la mas parece hoje obrigado por tao grande sabedoria valeu que Deus na sua infinita graça te abençoa rica e poderosamente bjs sallesfatima@hotmail.com

LIMPE SEU NOME SPC E SERASA, EM 10 DIAS disse...

Oi Raquelll...saudadesssss....vi o texto no orkut da Mila e ela me passou seu blog...adoreiii...eu vivi quase tdo isso em Furnas e sinto muita saudades....manda bjos para sua mamis....eu sou a Ritinha do Isaias Chiarelli....bjão

Quel Fávaro disse...

é mto bacana! Sempre que entro aqui tem um comentario novo, algo que eu ainda nao tinha vito! Mto bacana! ^^ Obrigada, gte! Que bom que gostaram do texto! Fico feliz!

Anônimo disse...

Menina...

Me emocionou aqui viu...

Me lembro de TUDO o que falou e Muito mais... realmente a saudade Gritou mais alto aqui dentro e neste momento estou chorando de Saudades daquela época em que "Éramos Felizes e NÃO Sabíamos"

E é SÉRIO, estou chorando mesmo...

Vou passar de vez em quando neste seu blog só pra matar a saudade mas vê se fala mais sobre nosso tempo de criança em Furnas por favor ok?

Parabéns por nos fazer caminhar de volta ao "Túnel do Tempo"

Ass. : Alexandre

*****

Jacqueline Duarte disse...

Raquel,simplesmente demais,quanta saudade daquele tempo!!!!!!!!
Vc só se esqueçeu de colococar que no domingo depois da missa iam comer lanche e tomar sorvete la na unica lanchonete que tinha antigamente.
A casinha do anãozinho(lenda),lembra aquela portinha pequenininha que tinha perto do correio(casa da cristiane).
Meu que saudade da minha infância!!!
Esqueçeram que,quem não se lembra do Zé das Veia!!!hahaha

Quel Fávaro disse...

hahahahha é meeesmo! Como pude me esquecer dos lanches depois da missa.. e do Ze das Veia?! hahahahhaa acho que vou ate incluir no texto! ^^

kairo disse...

Ola Raquel, ja tinha visto este texto no orkut de alguem nao me lembro quem...rsrs e detalhe nao sabia da autoria, posteriormente o localizei e visualizei seu nome, como todos ja disseram realmente passa um filme na nossa mente, li e reli varias vezes e este filme se repeti tambem........simplesmente sensacional o texto!!!!
Vou passar para varios amigos e logico dando seu credito!!!!Parabéns
Saudades de todos Furnenses....e vamos fortalecer o unico encontro anual para furnenses que anda acontencendo no craf....abraços a todos!!!Kairo A. Ribeiro

kairo disse...

ops...me lembrei dos jogos inter-áreas onde muitos assistiam e participavam do evento que acontecia no acampamento somente para filhos de funcionários de furnas......

Mim... disse...

Oi Raquel! Nasci em Furnas tb, em 82, e vim para o Rio em 93! Fiquei emocionada com o seu texto..vc conseguiu extrair bons momentos da nossa infância!! Li para os meus pais e eles amaram tb! E até me ajudaram a me lembrar de algumas coisas!
Sou irmã do Thacio, que deve ter estudado com você! Eu morava na Vila e muitas coisas, além de TODAS que você maravilhosamente listou, me marcaram muito:
- as aventuras de bike na pista de bici-cross (sei lá como escreve) que tinha perto do CRAF! Eu achava a pista enorme e super radical!
- as escapas a um lago perdido (pocinho) que tinha perto do Hotel também eram emocionantes.
- e os papeis de carta? Eram uma febre na Escola Estadual.. tenho minha pasta com todos até hj!! Troquei com muitas de vocês aqui!
- o fiado no CRAF (como tomei coca-cola) que me fazia achar que tudo era de graça!
- os campeonatos de peteca dos adultos!
- as aulas de piano com o Ebenézer no CRAF!
- a dança da vassoura ouvindo Spending my time do Roxette;
- pic-nic com a Tia Verinha (do hospital) no Mirante;

Voltei em Furnas este ano e fiquei chocada! Tudo mudou! O tobogã é tão pequenino (eu achava que era uma montanha russa), minha casa virou uma mansão e a escolhinha agora é uma pousada!!!

Obrigada por esse momento nostálgico!

bjo

Unknown disse...

Raquel... acho que vi um pouco tarde esse texto, mas como ele é atemporal, me emocionei como todos... relembro ainda as brincadeiras de queimada e salada-mista nas ruas no final da tarde... era realmente muito bom!!! Parabéns e obrigado por me fazer relembrar de ótimos momentos!!