segunda-feira, 16 de maio de 2011

Relacionamento perfeito



Vejo/ leio/ ouço diariamente, nos almoços com os amigos, nas conversas de elevador, nos tweets, nos posts de Facebook, nas correntes de e-mails que as pessoas insistem em enviar, relatos sobre a incansável busca por um relacionamento estável. Mais que isso: pelo relacionamento perfeito. E eu sempre me pego com o mesmo pensamento: vale a pena sair por aí nesta busca frenética por um relacionamento? E mais: o que faria dele “perfeito”?
Tenho certeza que você já ouviu muita gente jurando, ‘de pé junto’, que encontrou sua cara-metade [tampa da panela, metade da laranja ou como quiser chamar] exatamente quando parou de procurar. Acredite: o mesmo aconteceu comigo. Não queria um namoro. Não queria um namorado. Não estava em busca de alguém com quem dividir meus dias. E foi quando ele apareceu. O famoso caso do “amigo de um amigo”, que entrou na minha vida e me mostrou que eu queria sim um namoro, queria sim um namorado. Queria sim alguém com quem dividir meus dias. Eu só não sabia disso. Ou talvez soubesse, mas tivesse medo de admitir. E foi nesse clima de encontro sem compromisso, de conhecer, conversar e gostar da pessoa, que começou um relacionamento que superava todas as expectativas – exatamente porque elas não existiam. Não comecei um namoro pra poder ir com ele a tal restaurante, pra ganhar aquele presente no Dia dos Namorados ou, menos ainda, pra chegar em uma festa e mostrar pra todo mundo que eu estava com alguém. O relacionamento começou porque tinha que ser. Começou porque éramos duas pessoas que queriam passar seus dias juntos simplesmente porque descobriram que se gostavam. Porque não havia cobranças. Havia, sim, espaço pra mostrar pro outro quem cada um realmente era, sem medo. Um namoro inesperado que virou casamento, e está prestes a nos fazer celebrar bodas de trigo [ou de couro, depende da sua referência!].
E é agora que você me pergunta: é um relacionamento perfeito? E eu, antes de uma resposta a esta pergunta, te faço outra: o que seria perfeito pra você? Pra mim, seria um relacionamento cheio de carinho, de amizade, com muita confiança e muitas risadas. É saber que aqueles momentos de silêncio não representam uma briga, mas o respeito pelo espaço do outro. É uma admiração crescente, que não se perde nem depois de tantas piadas sem graça e momentos de vergonha alheia que só vocês dois conhecem. É querer voltar pra casa correndo depois do trabalho na segunda-feira, mesmo tendo passado o final de semana todo grudados. É querer ficar 'grudado' no final de semana - e querer isso em todos os finais de semana. É aceitar que ter opiniões diferentes é normal, e que nem todo mundo acorda de bom humor. É encarar uma discussão como uma discussão apenas, e saber que nem centenas delas seriam suficientes pra te fazer desistir. Um relacionamento perfeito, pra mim, é não ter dúvidas do sentimento do outro. É sorrir no meio da rua ao lembrar daquela declaração em forma de olhar, ou daquele abraço que não queria ser desfeito. É saber que não existe obrigação e, mesmo assim, ter certeza de que vai acontecer.
Não é a toa que eu me pego sempre com o mesmo pensamento quando o assunto é a busca pelo relacionamento. Quando eu menos procurava, encontrei. E, sem medo de ser feliz, me acho no direito de dar conselhos, já que agora tenho este relacionamento que, pra mim, é perfeito.

6 comentários:

Ana Caroline disse...

Uma vez eu li em algum lugar o seguinte: [i]"A busca incansável pela felicidade, traz a infelicidade"[/i] Acho que isso pode ser colocado em diversos pontos da nossa vida; Procurar um relacionamento perfeito cansa, desgasta e desgasta. É melhor deixar as coisas acontecerem de forma natural, assim como aconteceu com você.
Costumo dizer que: [i]"As coisas quando elas têm que acontecer, acontecem da melhor forma possível, da forma mais simples e da forma mais imprevisível."[/i]

Beijos, Raquel ;)

@carolinescarmo

Júlia Zuza disse...

Rachel, que texto mais gostoso... Acho lindo o carinho que vejo entre vocês dois e a forma respeitosa que é. Não sei se o nome é sorte; acredito mais em merecimento. Porque a gente sabe que não é fácil manter uma relação, é preciso esforço e vontade.
E ler seu txt me acalenta de alguma forma. Tudo a seu tempo...

Bjão!

Jan disse...

Lindo texto Quel. Mas infelizmente tudo que eu quero é achar alguém que preencha a minha vida assim. Como diria Renato Russo; "Enquanto a vida vai e vem você procura achar alguém que um dia possa lhe dizer quero ficar só com você."

Parabéns pelas bodas :)

Márllus Paiva disse...

Parabéns pelo texto Quel! Além de muito escrito, é tbm bonito e me fez refletir bastante... Continue compartilhando! Abs, Márllus

Camila Rocha disse...

Que lindo esse texto! Muito bem escrito, como sempre, e emocionante.Desejo a vocês tudo isso sempre!!!!
Felicidades!!!!

Beijossss

Cacau Laurença disse...

muito lindo o texto Quel, eu adoro seu blog!